quinta-feira, 7 de julho de 2011

IV Fórum Latino-Americano de Teatro Espontâneo

 Olá leitor!
Depois de um tempinho em hibernação, estou cá, às voltas com a escrita e pondo pra funcionar este gostoso veículo de comunicação.
Nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2011 acontecerá na cidade de São Paulo o IV Fórum Latino-Americano de Teatro Espontâneo.  O evento acontecerá no Memorial da América Latina e tem como tema para esta edição “A polis latino-americana: diálogos e estéticas”

Bem, amigo leitor, se você não sabe o que é Teatro Espontâneo, explicarei bem sucintamente. É uma modalidade de teatro, na qual tanto o texto como a representação são criados no decorrer do espetáculo, sem ensaio prévio. Em vez de textos pré-definidos, são utilizados temas que inspiram as histórias. A Platéia é solicitada a participar da representação e a história é encenada enquanto  é elaborada. Os participantes contracenam entre si e com os atores profissionais de uma trupe. A beleza do espetáculo resulta da criatividade coletiva.
As principais aplicações do Teatro Espontâneo são a sensibilização e reflexão sobre problemas coletivos, de forma lúdica, inventiva e participativa; a intervenção em grupos e times para tratar de temas específicos; a pesquisa e ação sobre clima de relacionamentos em organizações e comunidades; atividades educativas; expressão artística; e finalmente, o entretenimento. As apresentações duram, em média, 1h30m.
Sabe leitor, eu tive minha formação teatral iniciada no Centro de Artes da UNICAMP e, mais tarde, fiz a formação de Teatro Espontâneo e Psicodrama na Cia do Teatro Espontâneo, da qual tive a honra e alegria de participar durante muitos anos, como ator, diretor e como professor auxiliar.
A Companhia do Teatro Espontâneo é uma equipe de profissionais que desde 1989 vem pesquisando, desenvolvendo e aplicando o teatro espontâneo para as mais diversas situações. Além de manter um elenco que atua em suas apresentações, a Companhia é um centro formador de diretores e atores de teatro espontâneo. Sendo a pioneira na propagação desta técnica no Brasil, quase todas as trupes hoje existentes foram, de alguma forma, influenciadas pela Companhia do Teatro Espontâneo de forma direta ou indireta. Seu trabalho tem alcançado, inclusive, outros países da América Latina e Europa, em particular a Espanha. 
Bom, já falei um monte sobre isso. Vale a pena entrar no Blog do IV Fórum e conferir a programação e as atividades.


E fica o convite para que vá participar desse importante evento!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou sua dúvida.
Caso necessário, responderei oportunamente.
Desde já, obrigado pela visita.